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PERFORMANCES

Artigos (Resumos) 2007

1 - TRINDADE, Ana Lígia. A notação do movimento: mais uma atividade do coreógrafo ou uma profissão diferenciada?(Resumo) Corpo em Movimento, Canoas, v. 5, n. 1/2, p. 16, jan./dez. 2007. Trabalho apresentado no III Seminário Internacional de Ciências do Esporte e da Atividade Física, Canoas, 2007. ISSN 1806-342X

2 – TRINDADE, Ana Lígia. A notação do movimento: mais uma atividade do coreógrafo ou uma profissão diferenciada? Corpo em Movimento, Canoas, v. 5, n. 1/2, p. 16, jan./dez. 2007. ISSN 1806-342X

 

RESUMO

O processo de registrar o movimento no papel não é um fenômeno novo, contudo, somente neste século a notação tem sido usada profissionalmente. A investigação acerca do conhecimento e utilização da notação do movimento pelos coreógrafos profissionais atuantes na cidade de Porto Alegre faz surgir o questionamento da existência do profissional especializado nesta técnica, além da falta de preservação da memória da dança na região. Este trabalho é uma análise da notação do movimento como uma carreira. As notações são registros escritos que se propõem a registrar os movimentos em seus detalhes, assim como a pauta e os sinais musicais registram a música. São métodos para anotar movimento humano meticulosamente, da impressão geral à sutileza da mudança de momento a momento. As notações foram e vem se especializando em descrever o movimento qualitativamente e quantitativamente, dissecando-o em elementos que formam o alfabeto corporal. O estudo deste material vem ganhando grande confiabilidade nas produções de dança no mundo. Conhecê-las e eventualmente especializar-se como um coreólogo/notador é mais uma opção no campo profissional da área, que tem sido adotado nas grandes e renomadas companhias de dança.

PALAVRAS-CHAVE: Dança, notação do movimento, coreografia, história.

 

3 - TRINDADE, Ana Lígia. Aplausos ao MOTIF! : utilizando a notação do movimento na composição coreográfica. Londrina: Conexão Dança, 2007. Disponível em: www.conexaodanca.art,br

 

RESUMO

No palco, em cena... o MOTIF! Acetatos com notações são apresentados, representados e interpretados, como principal apoio de composição a cerca dos poemas de Quintana no espetáculo “Outros Quintanas”. O uso da notação, não apenas como registro de uma coreografia, mas sim como o centro da composição coreográfica. A descrição do motif é um tipo "de descrição estrutural simplificada" - você escreve somente o que você considera importante. Você poderia escrever, por exemplo, um tipo de movimento dirigido para frente sem dizer se você rastejasse ou saltasse. A descrição Esforço-Forma é usada para gravar o índice de energia de um movimento. É um subconjunto e uma “reconcepção” de Labanotation que compartilham de um lexis comum. A diferença principal entre os dois formulários é o tipo de informação que gravam. O Motif descreve os elementos mais importantes, os aspectos essenciais da seqüência do movimento. Muitos dos símbolos são os mesmos embora a estrutura e a gramática são ligeiramente diferentes. A descrição do motif é usada freqüentemente como uma alternativa ao Labanotation, quando a informação necessita ser escrita rapidamente. Neste ano de 2007 decidi, através do Curso de Especialização em Dança da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, fazer uma investigação sobre notação do movimento. É, na verdade, um assunto que venho estudando e explorando há bastante tempo. Em um certo momento senti necessidade de anotar algumas seqüências coreográficas para que pudesse bem mais tarde recuperá-las e passá-las à um grupo de bailarinos. Nesse momento um colega de dança se colocou à minha disposição para ajudar nesta empreitada. Enquanto ele mesmo fazia as anotações, se questionava se já não existia tal simbologia. Nossas indagações a respeito da notação coreográfica tiveram início em 1993. Hoje estamos investigando o conhecimento e a utilização de notações do movimento pelos coreógrafos profissionais, atuantes na cidade de Porto Alegre. Já imaginando que não teríamos nenhum coreógrafo que realmente tivesse utilizado tal ferramenta para apoio na criação coreográfica ou para registro de sua obra, iniciamos nossa investigação com entrevistas aos profissionais da área. Surpresa a nossa ao entrevistarmos Cibele Sastre. Encontramos em seu trabalho uma nova proposta de utilização da notação. Não poderíamos deixar de assistir seu trabalho e conversar com seus bailarinos. Inspirado em nove poemas de Mario Quintana, o espetáculo de dança “Outros Quintanas” foi idealizado pelo Grupo de Risco (um grupo dos estudantes do curso de Dança da Universidade do Estado de Rio Grande do Sul - UERGS) e contemplado com o prêmio Klauss Viana, da Fundarte. A montagem trabalha com uma nova maneira de ver a dança e tem como base a utilização da notação de movimento em partituras simplificadas. A diretora Cibele Sastre acredita que esta cultura vinda do Sistema Laban, chamada Motifs, ajude a conduzir o processo de criação e composição da obra. E através dos poemas de Mario Quintana que se dá esta construção de um texto em palavras, em uma coreografia de movimentos. Cada poema tem seu Motif e cada Motif traz uma nova possibilidade de gestual. Os bailarinos não são apenas intérpretes dos poemas. Eles também se tornam criadores dos movimentos em cena, gerando assim um senso de apropriação do material pesquisado e proporcionando ao público um diálogo mais próximo com o poema. Genial! Os corpos apresentam os poemas através da notação. Fundamental ter investigado este trabalho. Maravilhoso o resultado, não só no palco, mas nos perfis artísticos de cada bailarino. Reverências á Cibele Sastre! Aplausos ao Motif!

 

4 - TRINDADE, Ana Ligia. Coreógrafo/Notador: uma profissão? Revista Digital Art&, São Paulo, ano 5, n. 8 out. 2007. ISSN 1806-2962 Disponível em: < http://www.revista.art.br/>

 

RESUMO

O processo de registrar o movimento no papel não é um fenômeno novo, contudo, somente neste século a notação tem sido usada profissionalmente. Este artigo é uma análise da notação do movimento como uma carreira. Não uma carreira fácil, mas desafiadora O texto trás conceitos e definições a cerca dos termos “coreólogo” e “notador”. Abre discussão sobre a profissão e seu mercado de trabalho no Brasil e no mundo. As notações foram e vem se especializando em descrever o movimento qualitativamente e quantitativamente, dissecando-o em elementos que formam o alfabeto corporal. O estudo deste material vem ganhando grande confiabilidade nas produções de dança no mundo. Conhece-las e eventualmente especializar-se como um coreólogo/notador é mais uma opção no campo profissional da área, que tem sido adotado nas grandes e renomadas companhias de dança.

PALAVRAS-CHAVE: Dança, notação do movimento, coreólogo, notador, profissão.

 

5 - TRINDADE, Ana Lígia. Notação coreográfica: uma ferramenta na criação e registro do movimento. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 16.; MOSTRA DE PÓSGRADUAÇÃO, 6.; MOSTRA DE EXTENSÃO, 3., 2007, Pelotas. [Resumos]... Pelotas: UCPel, 2007. 1 CD-ROM.

 

RESUMO

O processo de registrar o movimento no papel não é um fenômeno novo, contudo, somente neste século a notação tem sido usada profissionalmente. A investigação acerca do conhecimento e utilização da notação do movimento pelos coreógrafos profissionais atuantes na cidade de Porto Alegre faz surgir o questionamento da existência do profissional especializado nesta técnica. Este trabalho é uma análise da notação do movimento como uma carreira. O texto trás conceitos e definições a cerca dos termos “coreólogo” e “notador”. Abre discussão sobre a profissão e seu mercado de trabalho. As notações foram e vem se especializando em descrever o movimento qualitativamente e quantitativamente, dissecando-o em elementos que formam o alfabeto corporal. O estudo deste material vem ganhando grande confiabilidade nas produções de dança no mundo. Conhecê-las e eventualmente especializar-se como um coreólogo/notador é mais uma opção no campo profissional da área, que tem sido adotado nas grandes e renomadas companhias de dança.