Sites Grátis no Comunidades.net Criar um Site Grátis Fantástico

TROUPE ARTMOBILE DANCE CIA.





ONLINE
1





PERFORMANCES

Publicações

ESCRITA DA DANÇA/ DANCE WRITING

 A Editora da ULBRA lança A Escrita da Dança de Ana Lígia Trindade, que faz uma análise da notação do movimento e traz uma revisão teórica do histórico da notação coreográfica. Conhecer as técnicas da notação e, eventualmente, especializar-se como um coreólogo/notador é mais uma opção no campo profissional que tem sido adotada nas grandes e renomadas companhias de dança.

A obra

As notações são escritos que se propõem a registrar os movimentos em seus detalhes, assim como a pauta e os sinais musicais registram a música. O livro levanta a discussão da necessidade de conhecimento, por parte dos profissionais da dança, de alguma notação registrada para a criação, divulgação ou, simplesmente, para preservação da memória da dança.

O estudo teve início na elaboração de uma revisão teórica para compor o trabalho acadêmico de pós-graduação da autora. Conforme Ana Lígia, o material era tão vasto que a sua publicação tornou-se necessária. Certamente, não apenas pela extensão, mas muito mais pela importância do conteúdo para os profissionais da área. “Durante a minha pesquisa descobri que existe pouco registro, na Língua Portuguesa, sobre o assunto”, destaca Lígia.

A obra apresenta um tema que poderá ser muitíssimo explorado e servir de base inicial para a elaboração de manuais específicos de formulários de Labanotation, Benesh Movement Notation ou Sutton Movement Shorthand. Também servirá de fonte inicial para investigação e indagações a cerca do desenvolvimento da profissão de “notador” ou “coreólogo” no Brasil. Trata-se de uma introdução sobre a notação do movimento, incluindo sua história e algumas considerações sobre o surgimento do termo, sua conceituação e aplicação, e sobre a profissão de coreólogo ou notador.

_________________________________

The book

Ratings are writings that purport to record the movements in its details, as well as musical scores and record the music signals. The book raises the discussion of the need for knowledge on the part of professional dance, some notation recorded for the creation, dissemination, or simply to preserve the memory of dance.

The study started in developing a theoretical review to make up academic work graduate of the author. As Ana Ligia, the material was so vast that its publication was needed. Indeed, not only by the extent, but much more by the importance of content for professionals in the area. "During my research I discovered that there is little record, in Portuguese, on the subject," said Ligia.

The book features a topic that could be exploited and most serve as a baseline for the preparation of manuals for specific forms of Labanotation, Benesh Movement Notation or Sutton Movement Shorthand. Also serve as the initial source for research and inquiries about the development of the profession of "assessor" or "coreólogo" in Brazil. This is an introduction to the notation of movement, including its history and some considerations about the emergence of the term, its conceptualization and implementation, and on the profession of coreólogo or assessor.

The ULBRA (Lutheran University of Brazil) launches "A Escrita da Dança" (The Dance Writing) Ana Ligia Trindade (Liah Trindad), which examines the standing of the movement and provides a theoretical review of the history of choreographic notation. Knowing the techniques of notation, and eventually specialize as a coreólogo / assessor is another option in the professional field that has been adopted in large and renowned dance companies.