1 – TRINDADE, Ana Lígia; VALLE, Flávia Pilla do. A ESCRITA DA DANÇA: Um Histórico da Notação do Movimento. Revista Movimento, Porto Alegre, v. 14, n.1. 2008. ISSN 0104-754X e ISSN 1982-8918.
RESUMO
Este artigo é uma revisão teórica do histórico da escrita da dança ou notação coreográfica. Trata-se de uma introdução geral sobre a notação do movimento, incluindo sua história e algumas considerações sobre o surgimento do termo, sua conceituação e aplicação. As notações são registros escritos que se propõem a registrar os movimentos em seus detalhes, assim como a pauta e os sinais musicais registram a música. São métodos para anotar movimento humano meticulosamente, da impressão geral à sutileza da mudança de momento a momento. As notações foram e vem se especializando em descrever o movimento qualitativamente e quantitativamente, dissecando-o em elementos que formam o alfabeto corporal. O estudo deste material vem ganhando grande confiabilidade nas produções de dança no mundo. Conhece-las e eventualmente especializar-se como um notador é mais uma opção no campo profissional da área, que tem sido adotado nas grandes e renomadas companhias de dança.
PALAVRAS-CHAVE: Dança, notação do movimento, coreografia, história.
ABSTRACT
The present article is a theoretical review on the history of the writing of dance or choreographic notation. It’s a general introduction on the movement notation, including its history and some considerations on how the term was born, its concept and application. Notations are written records, meant to record movements in each detail, just as a score and musical notes do for music. These are methods to write down human movements meticulously, from general impressions to any subtle change, at every moment. Notations were meant to - and they gradually specialized in – describe movement both in its quality and quantity, breaking movement into elements that form the body alphabet. Studies on this subject are gaining more and more space in dance productions all over the world. To know them and, eventually, to specialize as a “notator”, is a professional option in the field; all the great and renowned dance companies count on notators.
KEYWORDS: Dance, movement notation, choreography, history.
2 – TRINDADE, Ana Lígia. A escrita da dança: a notação do movimento e a preservação da memória coreográfica. Canoas: Ed. ULBRA, 2008. 144 p., il. ISBN 9788575281895
3 – TRINDADE, Ana Lígia. A escrita da dança: a notação do movimento e a preservação da memória coreográfica – livro falado [CD-ROM]. Canoas: Ed. ULBRA, 2008. 1 CD-ROM.
RESUMO
As notações são escritos que se propõem a registrar os movimentos em seus detalhes, assim como a pauta e os sinais musicais registram a música. O livro levanta a discussão da necessidade de conhecimento, por parte dos profissionais da dança, de alguma notação registrada para a criação, divulgação ou, simplesmente, para preservação da memória da dança. O estudo teve início na elaboração de uma revisão teórica para compor o trabalho acadêmico de pós-graduação da autora. Conforme Ana Lígia, o material era tão vasto que a sua publicação tornou-se necessária. Certamente, não apenas pela extensão, mas muito mais pela importância do conteúdo para os profissionais da área. “Durante a minha pesquisa descobri que existe pouco registro, na Língua Portuguesa, sobre o assunto”, destaca Lígia. A obra apresenta um tema que poderá ser muitíssimo explorado e servir de base inicial para a elaboração de manuais específicos de formulários de Labanotation, Benesh Movement Notation ou Sutton Movement Shorthand. Também servirá de fonte inicial para investigação e indagações a cerca do desenvolvimento da profissão de “notador” ou “coreólogo” no Brasil. Trata-se de uma introdução sobre a notação do movimento, incluindo sua história e algumas considerações sobre o surgimento do termo, sua conceituação e aplicação, e sobre a profissão de coreólogo ou notador.
4 - TRINDADE, Ana Lígia. A (a)notação do movimento no trabalho dos coreógrafos profissionais de Porto Alegre-RS. Porto Alegre, 2008. Monografia (Especialização em Dança). Porto Alegre: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2008.
RESUMO
O processo de registrar o movimento no papel não é um fenômeno novo, contudo, somente neste século a notação tem sido usada profissionalmente. A investigação acerca do conhecimento e utilização da notação do movimento pelos coreógrafos profissionais atuantes na cidade de Porto Alegre faz surgir o questionamento da existência do profissional especializado nesta técnica, além da falta de preservação da memória da dança na região. Este trabalho é uma análise da notação do movimento como uma carreira. O texto trás uma revisão teórica do histórico da escrita da dança ou notação coreográfica. Trata-se de uma introdução geral sobre a notação do movimento, incluindo sua história e algumas considerações sobre o surgimento do termo, sua conceituação e aplicação. As notações são registros escritos que se propõem a registrar os movimentos em seus detalhes, assim como a pauta e os sinais musicais registram a música. São métodos para anotar movimento humano meticulosamente, da impressão geral à sutileza da mudança de momento a momento. As notações foram e vem se especializando em descrever o movimento qualitativamente e quantitativamente, dissecando-o em elementos que formam o alfabeto corporal. O estudo deste material vem ganhando grande confiabilidade nas produções de dança no mundo. Conhecê-las e eventualmente especializar-se como um coreólogo/notador é mais uma opção no campo profissional da área, que tem sido adotado nas grandes e renomadas companhias de dança.
PALAVRAS-CHAVE: Dança, notação do movimento, coreografia, história.
5 - TRINDADE, Ana Lígia; VALLE, Flávia Pilla do. Escrita do movimento: a notação da
dança no trabalho do profissional coreógrafo do Rio Grande do Sul (Resumo) Corpo em Movimento, Canoas, v. 6, n. 2, p. 15, jan./dez. 2008. Trabalho apresentado no IV Seminário Internacional de Ciências do Esporte e da Atividade Física, Canoas, 2008. ISSN 1806-342X
RESUMO
O processo de registrar o movimento no papel não é um fenômeno novo, contudo, somente neste século a notação tem sido usada profissionalmente. A investigação acerca do conhecimento e utilização da notação do movimento pelos coreógrafos profissionais atuantes na cidade de Porto Alegre faz surgir o questionamento acerca da existência do profissional especializado nesta técnica, a falta de preservação da memória da dança na região, além da utilização de vídeo para preservação cultural. Este trabalho é uma análise da notação do movimento como uma carreira. Caracteriza-se como uma pesquisa de campo, de cunho descritivo e com uma proposta de análise qualitativa. A amostra será composta especificamente por 5 coreógrafos de dança moderna e contemporânea por serem profissionais que trabalham com criação e não apenas reposição coreográfica.
Palavras-chave: Dança. Notação do movimento. Coreografia. História.